2 de jan. de 2008

5 x 1 Herminio A. Coimbra Jr

Empresa: Acerte Franchising
Nome: Herminio A. Coimbra Jr.
Função: Diretor Geral
No. de unidades: 82 em 11 estados brasileiros e mais de 120 lojas em outros 5 paises latino americanos.

[DENIS] 1. Como você iniciou o trabalho com franquias e redes?
[Herminio]: A história é muito longa e cheia de "causos", resumindo:
Em 1995, havia acabado de chegar de uma temporada de 3 anos nos Estados Unidos e pretendia continuar minha carreira no mercado financeiro mas minha esposa Vania queria trabalhar também, porém juntos ia ser meio difícil portanto fui a caça de uma franquia para ela desenvolver. Depois de muita pesquisa (porque queria um negócio inédito e que tivesse perfil "feminino"), comprei a franquia de uma rede de lavanderias européia que estava iniciando no Brasil. O objetivo foi uma máster franquia para Belo Horizonte, cidade onde queria viver (qualidade de vida é muito importante) que seria gerida por ela, e eu continuaria meus negócios financeiros. Porém, a vida nos reserva, como sempre, grandes surpresas.... Montamos a primeira loja e a franqueadora por falta de estrutura no Brasil nos deixou na mão, não tinha treinadores, fornecedores brasileiros (só europeus), manuais em português ( só na língua deles que infelizmente eu não dominava), técnicos, nada. Então me vi na situação de ter que pegar um avião e ir para o exterior "aprender" o negócio e isto gerou uma série de atritos com o máster franqueado do Brasil. Em 1998, após acordo entre as partes (franqueado/franqueador) saímos da rede e começamos a montar lavanderias próprias, mais uma em BH, duas em SP e pretendíamos ficar sempre como proprietários. E mais uma vez o destino deu sua contribuição na forma que diversos amigos, vendo nosso sucesso começaram a nos procurar para montar lojas iguais às nossas. Montamos algumas e vimos que tínhamos vocação para empreender como franqueadores..... Tínhamos, know how, conhecíamos todos os melhores fornecedores de máquinas, equipamentos e insumos, éramos um grupo empreendedor e assim começamos.

[DENIS]: 2. Qual (is), em sua opinião são as principais diferenças entre trabalhar com marketing para franquias e redes e em trabalhar com o marketing tradicional ?
[Herminio]: A principal diferença é que o profissional de marketing deve conhecer profundamente como funciona o franchising. Tem que conhecer o papel e as limitações do franqueador, diferentemente de uma empresa que mantém filiais geridas por empregados. Necessita ser conciliador para muitas vezes saber interpretar e atender os anseios da rede como um todo, visto que o Brasil tem diferenças regionais imensas e os franqueados não são empregados da franqueadora. Enfim, fazer marketing para redes de franquias é um desafio muito grande e penso que exige especialização.

[DENIS] 3. Desde o momento que você começou no mundo de franquias e redes, o que acredita que mudou? (para pior e para melhor)
[Herminio]: Para melhor: O sistema de franchising no Brasil se desenvolveu e se profissionalizou como em poucos países, beneficiando o trabalho e a credibilidade das redes sérias e comprometidas com o sucesso do franqueado. A cultura do franchising hoje é sadia e mais transparente a todos os envolvidos no sistema. Isto se deve também à comunicação e a facilidade de troca de informações entre franqueadores e franqueados de outras redes.
Para pior: nada significativo.

[DENIS] 4. Qual a pergunta que hoje vc não sabe a resposta e te incomada não saber ?
[Herminio]: Até quando vai durar este bom momento econômico do Brasil e do mundo. Nestes meus 42 anos de trabalho, nunca vi um momento tão bom da economia brasileira. Se a carga tributária fosse menor e os impostos melhor aplicados, teríamos um país "quase" perfeito (sem querer imitar o Lula sobre a saúde brasileira recentemente).

[DENIS] 5. Qual o maior desafio que você já teve na carreira e como solucionou?
[Herminio]: Em franchising, foi a fusão das redes Qualittà e Quality. Conseguimos vencer este desafio com muito trabalho, honestidade, sinceridade e transparência junto aos franqueados das duas redes.

[DENIS] 1. Como você vê a questão das fusões e aquisições que estão ocorrendo entre franqueadores?
[Herminio]: Vejo como uma tendência mundial extremamente saudável e necessária. Este movimento, se executado dentro das regras básicas da ética e visando o respeito aos franqueados envolvidos só trará benefícios ao sistema. Acho que a união de forças (quando fusões entre concorrentes) ou as aquisições para diversificação dos negócios, quando respeitadas as regras e que gerem valor, novas oportunidades e melhoria de processos aos franqueados das redes envolvidas, deve se traduzir em benefícios concretos a todos. Sou um "entusiasta" desta modalidade.

4 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Herminio, admiro muito seu espírito empreendedor. Você continua sendo uma das pessoas mais inteligentes com quem tive oportunidade de trabalhar. Felicidades! Francis Angeli

Anônimo disse...

Prezado Herminio, admiro muito seu espírito empreendedor. Você continua sendo uma das pessoas mais inteligentes com quem tive oportunidade de trabalhar. Felicidades! Francis Angeli

Anônimo disse...

Prezado Herminio, admiro muito seu espírito empreendedor. Você continua sendo uma das pessoas mais inteligentes com quem tive oportunidade de trabalhar. Felicidades! Francis Angeli

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e